quinta-feira, 16 de outubro de 2008

fundamentos da profissão

ENERGIA ELÉTRICA

Sem a energia elétrica, nosso dia-a-dia seria muito difícil, pois é ela que faz funcionar os aparelhos eletrônicos que usamos a toda hora, ela esquenta nosso banho e ilumina nosso lar e nosso bairro.
Por outro lado a eletricidade é muito perigoisa, ela pode causar um curto-circuito e levar uma pessoa a morte, caso o choque chege até ela, pode também incendiar uma casa se a instalação for mal feita.Para aproveita-la o máximo devemos conhece-la, só assim desfrutaremos desse benefício com segurança.
Será que a gente alguma vez já parou para observar a quantidade de eletricidade que nos cerca?está por todo o lado.Nós todos estamos acostumados com essa energia que nem a percebemos.
Por ela ser invisivel, percebemos somente seus efeitos, como poe exemplo:luz de uma lâmpada, calor do ferro elétrico, podemos sentir esses efeitos devido a: corrente elétrica; tensão elétrica e potência elétrica.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

relações interpessoais

TEXTO DIÁRIO CATARINENSE

Comenta-se que algumas carreiras e áreas de atuação são mais promissoras que outras, o sucesso profissional pode ser obtido em qualquer uma delas, dependendo de qual seja as metas e os objetivos a serem alcançados.
Independente do salário, a pessoa deve buscar uma alternativa que seja viável com seus interesses individuais. cada um deve conhecer o dia-a-dia das profissões que pretende exercer, para não cometer equívocos.
Um profissional não tem necessariamente ficar preso a uma área de atuação durante sua carreira, pode migrar para outras a partir do momento em que domine suas técnicas.Isso é mobilidade interna.

MBA

Master in business administration, surgiu nos Estados Unidos a mais de 30 anos; no Brasil tem uns 10 anos.
Para ingressar no MBA exige-se 3 anos de experiência profissional pois parte do curso são a troca entre professor e aluno.
É um curso de formação de executivos nas diversa áreas da administração.Tem diciplinas ligadas à economia finanças, marketing, contabilidades gerencial, administração estratégica, linguagem de negócios e comportamento organizacional.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

necessidades especiais

Na sexta feira, nós, os alunos da escola de fábrica, fomos com o professor Fabiano visitar a escola da APAE, lá a professora deles mostrou todo o colégio e também como são organizadas as atividades deles.Nas paredes tinham vários trabalhos legais que eles mesmos fizeram.Um aluno explicou sobre as olimpiadas que eles participavam em outras cidades depois o fisioterapeuta explicou como ele dava suas aulas para esses alunos.Por último fomos visitar a cozinha, onde são feitas as bolachas que são mandadas para o nosso curso e também para várias outras entidades, a professora deles falou que, em média são feitas sete mil bolachas por mês, para o nosso curso são mandadas 200 bolachas por semana.

imagem pessoal

CONTRIBUIÇÕES TRAZIDAS PELOS IMIGRANTES COLONIZADORES

ITALIANOS: danças tipicas e comidas a base de massas, espaguete, pizza, macarão, etc.Muitas técnicas agricolas tais como: plantio de trigo e uva, fabricação de vinho e seus derivados,utilização do pinheiro na fabricação da carroça.Tambem o presepio natalino.

ALEMÃS: Danças e comidas típicas, tais como:chucrute, cuca e requeijão.

ESPANHÓIS: Danças típicas e comidas,tourradas, vocábulos ex:entrevero.

PORTUGUESES: Arquitetura enzainel, festa dos navegantes, procissão de sexta feira santa, consumo de peixes e frutos do mar, casa de sobrados, uso de perfumes, costume de comer pães docês, geléias e sobremesas.

ÍNDIOS:Costume de tomar banho, caçar, pescar, comer a carne assada, uso da erva-mate, chá ou chimarão, utilização de palavras indigenas do nosso vocabulário.EX:Iporã.Bebidas fermentadas (cachaça).

NEGROS:Danças e festas, pau de fita, chimarita, comidas:acarajé, tapióca, charque, cocada, rapadura, enfeites(jóias), penteados e maquiagem.